Famosos

Morreu Stan Lee, a lenda da Marvel e criador de Homem-Aranha e X-Men

Tinha 95 anos.

O mundo da banda desenhada de super-heróis está mais pobre. Stan Lee, criador de heróis como Homem-Aranha, X-Men e Homem de Ferro, morreu esta segunda-feira, 12 de novembro, aos 95 anos.

O escritor deu entrada no hospital Cedars Sinai, em Los Angeles, esta segunda-feira, e o seu óbito foi declarado pouco depois. A notícia foi confirmada pelo advogado da filha de Stan Lee à revista Variety, sem nunca ser revelada a causa da morte do escritor.

No início de fevereiro, a lenda da Marvel chegou estar hospitalizada com falta de ar e batimentos cardíacos irregulares, tendo nessa altura tranquilizado os fãs e chegado a brincar com o facto de ter conseguido muita publicidade com a ida ao hospital.

Filho de imigrantes romenos, Stan Lee nasceu em Nova Iorque a 22 de dezembro de 1922 e viria a tornar-se num dos maiores nomes da banda desenhada norte-americana.

Em 1939, com apenas 16 anos, Stan Lee começou a trabalhar como assistente na Timely Comics, empresa que décadas depois se tornaria na Marvel Comics.

Após uma aposta forte nos comic-books de super-heróis, durante a Segunda Guerra Mundial, com o Capitão América como personagem principal, a companhia transitou nos anos 50 para os westerns, o humor e os romances.

Mas foi na década de 60, que Lee viu a sua carreira ser verdadeiramente impulsionada. Em 1961, lançou o Quarteto Fantástico juntamente com Jack Kirby. Nos anos seguintes, Lee criou personagens de sucesso como o Homem de Ferro, Hulk, Homem- Aranha, Doutor Estranho, Thor e X-Men, que atualmente também podemos ver no cinema.

Últimas