Corria o ano de 2011 quando Sofia Ribeiro e Ruben Rua trocaram alianças. Porém, quatro meses depois, o casal acabaria por separar-se. Entretanto, quase oito anos após o divórcio, o modelo revelou, numa entrevista intimista à revista Cristina, o que correu mal no relacionamento com a atriz.
“[A Sofia] foi a primeira namorada que apresentei aos meus pais e que assumi como namorada. Posso ter conhecido uma ou outra menina, mas levar a casa e apresentar aos meus pais, foi com a Sofia que isso aconteceu. E a Sofia, muito honestamente, até hoje foi a única mulher com quem eu casei e foi a mulher com quem eu estive mais tempo. Foi o amor da minha vida”, começou por dizer.
A paixão por Sofia foi avassaladora. “Foi tudo muito intenso. Muito apaixonado[…] Conheci a Sofia numa quarta-feira e vim para Lisboa numa sexta. Eu morava no Porto”, afirmou, acrescentado que deixou de lado a carreira de manequim para se dedicar ao casamento.
Porém, as coisas não correram conforme o esperado. “Acho que éramos os dois imaturos. Éramos muito novos. Estou a falar de há nove anos. Eu era miúdo e a Sofia também. Éramos os dois novos. Acho que temos personalidades bastante diferentes […] E, naquela altura, eram notórias. Se as coisas podiam ser combatidas com outras coisas, nós não tínhamos outras coisas [...] Tudo era os dois [...] E mesmo assim, casei. E casei por amor”, confidenciou.
>>"Gostavas de te casar novamente?" Sofia Ribeiro responde<<
O final do casamento foi díficil, mas também libertador, assumiu Ruben. “O divórcio foi libertador. O dia em que me separei foi um dia libertador porque as coisas chegaram a um ponto em que já não faziam sentido. E foi um dia que foi adiado duas vezes. Eu estive para não me separar duas vezes, com a Conservatória marcada. Cancelei duas vezes no próprio dia. Cancelámos os dois porque gostávamos um do outro, que lutámos até ao fim”, contou, salientado que quando se divorciou teve a certeza que “deu o passo certo”. “A minha história com a Sofia ficou decidida e arrumada naquele dia”, referiu.
Oito anos após o final do enlace, Ruben garante que tem uma boa relação com a ex-mulher. “A Sofia é uma pessoa que tenho no coração. Tudo o que a Sofia precisar, eu estarei sempre para ela”, afirmou. Contudo, o manequim assume que o divórcio foi “uma grande derrota pessoal”. “Sofri com isso. E a minha família sofreu com isso também. Obviamente que a Sofia e os seus também sofreram. […]. Os ressentimentos ficaram, as cicatrizes continuam e vão sempre continuar, e houve uma aprendizagem”, confidenciou.
>>Sofia Ribeiro fala publicamente pela primeira vez sobre a relação com o novo namorado<<