Famosos

Fátima Lopes sobre a Gala Sara Carreira: "É uma honra como profissional e como mãe"

O site do Fama Show esteve à conversa com a apresentadora nas instalações da SIC e falou sobre o programa que ainda lhe é relembrado na rua, o respeito pela família Carreira e o convite de Daniel Oliveira.

Fátima Lopes
JOÃO MARIA C

É um regresso à casa onde esteve 16 anos e cresceu como apresentadora. Esta quarta-feira, dia 17, Fátima Lopes foi recebida por Daniel Oliveira na sede da Impresa, em Paço de Arcos, onde conheceu os estúdios da SIC e recordou a nostalgia do caminho que fez no canal.

"Já revi tantas caras que ainda trabalham cá. É mesmo voltar a casa", começa por confessar a apresentadora numa conversa descontraída onde relembrou o convite de Daniel Oliveira, Diretor Geral de Entretenimento de Impresa. "Recebi o convite com uma grande satisfação e uma gratidão enorme, em concreto, para apresentar esta gala. É muito especial e estou profundamente honrada como profissional e como como mãe", assegura sobre 1.ª Gala dos Sonhos da Associação Sara Carreira.

»» Fátima Lopes emociona João Baião e Diana Chaves: "Foi muito difícil o que vocês fizeram [...] Vocês são verdadeiros"

Esteve apenas 11 meses sem projetos em televisão depois de uma decisão ponderada onde quis sobretudo respeitar o seu tempo. E este foi o momento certo. "Tive convites assim que saí [da TVI], mas eu queria construir o meu caminho porque saí mesmo sem plano nenhum. Quis respeitar esse processo até para que o regresso acontecesse quando assim o entendesse", sublinha.

Sobre a gala, que se realiza a 1 de dezembro com transmissão na SIC, Fátima Lopes não dá detalhes, mas enaltece o carinho que tem pela família Carreira que, num luto profundo, se volta para a generosidade deixando para sempre um legado poderoso. "A dor nunca vai diminuir, mas a Associação Sara Carreira pega nessa dor imensa e transforma-a em algo muito positivo. E isso só pode vir de pessoas muito boas. Esta família tem um enorme respeito pelo público e tratam-se de pessoas honestas e íntegras. E e este projeto é notável porque [a família] lida com um luto desta agressividade com uma grande solidariedade", explica.

Com projetos para 2022, Fátima Lopes pode garantir uma coisa. A apresentadora promete revisitar momentos icónicos da programação da SIC no ano em que celebra 30 anos de existência. "Podemos esperar muitos momentos onde vamos olhar para a história da SIC e que vão deixar um sorriso no rosto do espetador. Isso eu posso assegurar", adianta.

Sobre os vários formatos que apresentou na estação de Paço de Arcos, a comunicadora que apostou fortemente no meio digital no último ano, aponta um programa que ainda lhe é relembrado por parte do público - All You Need Is Love.

"Foi um programa de amor com o simbolismo da caravana que no fundo resolvia problemas e juntava pessoas. Eu era muito nova e é sem dúvida dos programas que mais me falam. Corria o país na caravana, que tinha um poder incrível, e ia até às aldeias mais pequenas", recorda.

Nos últimos 11 meses, Fátima Lopes viu o seu reconhecimento revigorado, sendo que 'saudade' foi a palavra que mais ouviu por parte dos espectadores que a acompanham. "Esta pausa demonstrou o respeito que o público tem comigo e espero que o meu regresso seja o presente que o público esperava que lhe desse", revela.

Últimas