Clara de Sousa vai voltar a pisar o palco do Coliseu dos Recreios, em Lisboa. A jornalista é, mais uma vez, a grande anfitriã da gala dos Globos de Ouro, que vai decorrer este domingo, 28 de setembro.
Estivemos à conversa com a pivô da SIC nos ensaios da gala e questionámos como se sente ao apresentar pela quinta vez esta gala. "Sinto-me tranquila, como sempre. Têm sido dias muito complicados para mim porque estive, obviamente, mais focada na preparação das entrevistas para as presidenciais", contou.
"E agora, nestes dois, três dias, vou focar-me mais nisso, estudar, ver o guião... Ver se me sinto confortável ou não com os textos, alterar o que tiver que alterar, e no domingo cá estaremos, prontos para a grande gala do ano", acrescentou.
Sobre conciliar a rotina de jornalista, que inclui grandes entrevistas, com esta preparação para os Globos de Ouro, Clara de Sousa respondeu que "é basicamente uma coisa de cada vez". "Temos que colocar o foco naquilo que é mais imediato e mais importante e, portanto, terminada a última entrevista a Luís Marques Mendes, tive aqui três, quatro dias para me focar nos Globos. Portanto, é tempo mais do que suficiente para aquilo que eu já estou muito habituada", explicou.
Ao recordar galas passadas, a jornalista lembrou-se de um momento em particular que a marcou: "Quando foi a homenagem ao António Variações, gostei imenso, essa gala teve momentos tão, tão especiais, foi muito, muito emotiva", afirmou. "O 'In Memoriam' [que homenageia os profissionais falecidos no ano], momentos que me marcaram muito. Ver casos de colegas meus que partiram é sempre muito complicado, mesmo para mim que estou ali, que estou muito habituada também a controlar as minhas emoções na minha profissão", acrescentou, fazendo ainda referência à atuação dos ‘Táxi’, o grande fenómeno dos anos 80.
"Tivemos já vários momentos, agora nos últimos cinco anos não me consigo lembrar de todos. Mas eu estou bastante tranquila. Eu penso que no primeiro ano era um bocadinho diferente, era a estreia, não é? Depois, entretanto, tudo correu muito bem e encarei tudo isto com a maior das serenidades", frisou.
Clara de Sousa tem "a certeza absoluta que vai ser uma grande gala". Motivos? "Com os nomes que nós temos em cartaz, eu sei que as pessoas vão vibrar, vão dançar, vão rir-se muito, vão ter ali momentos muito especiais, muito emotivos. E vai ser uma gala que eu espero que as pessoas lá em casa também acompanhem com muita atenção e com muita emoção", destacou.