Decorria o ano de 2022 quando a cantora Romana viu o seu filho do meio, Ian, ser alvo de críticas nas redes sociais por estar uma saia numa partilha que a mãe havia feito.
Três anos depois, em conversa com a sexóloga, Tânia Graça, e a radialista, Ana Markl, no podcast Voz de Cama da Antena 3, a artista 'abriu o livro' sobre a parentalidade "quando se tem um filho fora das 'caixinhas' de género socialmente impostas" e recordou como lidou com isso.
"O Ian sempre foi muito ligado à irmã e ele gostava muito, em pequenino, isto quatro/três anos, de vestir coisas que eram dela. Aqueles tutus e aqueles disfarces... E eu sempre o deixei brincar à vontade porque acho que [a] uma criança não vou impor que é uma boneca, que é um carro... deixa-o brincar!", começou por dizer.
"Ele disse-me: 'O mais importante é eu ser feliz'"
A conhecida cantora portuguesa contou um episódio que viveram numa ida "para a creche" e a "lição" que aprendeu.
"Ele vestiu um tutu por cima dos calções e dirigiu-se para a porta para ir para a escola e eu disse: 'Vá, Ian... Depois quando estivermos ali à porta da escola tiras'. Estava a pensar no quê? Exatamente no que acho que todos pensamos: 'Vão gozar com ele, vão magoá-lo, vai estar num pranto e eu não estou lá'. E ele disse-me: 'O mais importante é eu ser feliz, tu dizes sempre isto. E eu não estou feliz. Tu não estás a aceitar o teu filho'", referiu.
E foi nesse momento que Romana percebeu que poderia estar a condicionar Ian "de estar bem, de ser livre, de brincar". "Tudo aquilo que tu dizes ser a favor, estás a ir contra. (...) É ir acompanhando passo a passo. O importante é não rejeitar o meu filho, é tê-lo comigo, estar do lado dele e as coisas fluirem, e eu poder ser ali um suporte, eu e o pai", concluiu, de acordo com o trecho da conversa a três partilhado nas redes sociais.
Recorde-se que além de Ian - que atualmente tem sete anos - Romana e Santiago Romero são também pais de Aaron, de seis. A cantora tem ainda outra filha, Ísis, de 21 anos, fruto de uma anterior relação.